domingo, 26 de outubro de 2008

Cacho----eira! CACHOEIRA!



O APENAS BAHIA. APENAS CACHOEIRA Interétnico, ecumênico livre de preconceitos é um dos varios caminhos para ver sentir amar ou odiar Cachoeira. Entre olhe, viva e deixe sua opinião ou sugestão.

Bem-vindo a nossa Cachoeira

Desde a década de oitenta que fotografo Cachoeira. Como novembro e o mês de uma das mais importante festa religiosa e profana da cidade, resolvi lançar um blog inicialmente dedicado a festa de Nossa Senhora da Ajuda. Cheguei a rabiscar um texto dirigido a festa, veio em mente um turbilhão de imagens de tantas outras festas, do cotidiano, da feira, das festas públicas dos candomblés, do rio, das casas, das igrejas, das pessoas.

Contive-me e preferir fazer um blog mais geral com fotos de Cachoeira A Heróica e singularíssima cidade do recôncavo Baiano

Cachoeira onde vivem todos os Santos, Nossas Senhoras, Caboclos, Inkises, Orixás, Voduns, Terreiros das mais diversas Nações - Keto, Jêje, Nagô Vodunce..., Dona Dalva do samba, a querida Filhinha de Iemanjá, a jornalista Alzira Costa, o poeta Damario da Cruz, Prof. Raimundo Cerqueira, a Juíza Perpetua Estelita, professor Adilson, Padre Helio, Celina e Dida Salla, Zé Luiz, Antonio Moraes, Maestro Tranquilino Bastos, Mateus Aleluia, Virgílio, Bobosa,o escultor Fory , Dom Roque, Cacau, Cabeção, Anália da Paz, Prof. Pedro Borges dos Anjos , Salu,Mateus Aleluia , Paulo Cruz, os Reggae Mens Edson Gomes Sine Calmon, Nengo Vieira, Tin Tim Gomes e Marcos Oliveira,Pai Tomaz, o escultor Louco Filho, Manuca, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Brasileira, Igrejas Evangélicas as mais diversas possíveis (todas contra os candomblés) - não será novidade a possibilidade de uma "guerra santa" em Cachoeira), a singular e plural Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte as filarmônicas Sociedade Cultural Ofeica Lira Ceciliana e Minerva Cachoeirana, A Banda Gege Nago de Seu Walmir e Cia, os Sambas de Roda Suerdieck (Dona Dalva), Filhas de Yamim (Dona Edinha), Filhos do Caquende (Seu Edvaldo), Filhos da Barragem (Seu Osvaldo), Filhos do Barro Vermelho ( ?), Esmola Cantada, Suspiro do Iguape (Seu Ananias e Dona Nalva) os ternos, os cabeçorras, os mandús, e na agua-doce O Rio Paraguaçu da Pedra Baleia onde reina Iemanja.
Quanto às informações de ontem, de hoje e do amanhã sobre o povo e as coisas de Cachoeira mergulhe nas fontes de águas turvas e cristalinas da singular jornalista Alzira Costa AQUI e/ou no Festas da Ajuda tambem Dona Alzira E Aqui Hummmmmmm

4 comentários:

Marcus Gusmão disse...

Estava viajando havia muitos minutos no seu blog Apenas Bahia. Apenas Fotografia, tentando decidir se levava o link para o 416destinos, blog de blogs apenas do interior. Seria uma exceção mas eu já estava decidido a levar, já que a maioria das fotos era de gentes e lugares do interior. Mas eis que de repente flagro o nascimento deste novo rebento, genuinamente interiorano. Aí então meus problemas acabaram. Tenho então o prazer de seu um dos primeiros a ler, o primeiro a comentar e o primeiro a fazer um link - para o 416destinos. Quanto ao Apenas Bahia. Apenas Fotografia, vai para o Licuri, para a boa companhia de Vivas, Abrantes e Maria Sampaio.
Parabéns e vida longa ao Apenas Bahia. Apenas Cachoeira.

Anônimo disse...

É verdade, em Cachoeira e Brasil afora, igrejas evangélicas, i.e., seus pastores e adeptos são contra os terreiros de candomblé e a maçonaria, entretanto, aqui em nossa cidade há um maçom e evangélico que se bate muito contra este gesto anti-fraterno. Estou falando do Prof. Pedro Borges dos Anjos,que é membro da maçonaria, do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo e membro da Igreja Evangélica Pentecostal Santuário da Salvação, situada no Largo da Ladeira do Assovio, 41, nesta cidade.Um artigo da autoria do Prof. Borges sobre o assunto circula na Internet gerando leitores não só no Brasil como em vários países. Acesse o nome dele no Google que o referido artigo vai aparecer. Conheço o interesse cultural do proprietário deste blog e ele tem sido um dos mais destacados profissionais da cultura a divulgar valores de nossa terra.
Parabéns!
Jorge Matos
matos.71@bol.com.br

Anônimo disse...

Visitei Cachoeira há 12 anos, numa festa da Irmandade da Boa Morte. Fiquei impressionado com a força cultural da cidade.Sou leitor impulsivo de blogs. Deparei-me com este profissional da fotografia com arte, Agenor. Li os comentários e destaquei o que diz respeito a intelerância religiosa. Acessei o nome do Prof. Pedro Borges dos Anjos no Google e encontrei o seu artigo com o título "O Segredo e o Bode da Maçonaria". Ele dá um banho de conhecimento e discernimento sobre o assunto. Também li os diversos comentários que seguem o referido artigo.Impressionante! O artigo do Prof. Pedro Borges faz sucesso em países europeus e enorme número de lojas maçônicas e igrejas evangélicas no mundo. Cachoeira é isso aí. É um celeiro de cabeças pensantes, de valores que ultrapassam as fronteiras do país. Faz muito bem o fotógrafo e artista Agenor de divulgar esses valores.
Jorge Farani Morais, sociólogo, maçom do Grande Oriente Maçônico do Brasil,residente em Santos/SP

DIARIOS IONAH disse...

que beleza1

 
Free counter and web stats